Aproxime-se Amigo/Amiga!

Este é um espaço para troca de ideias sobre a Doutrina Espírita.
Você poderá dar sua opinião, fazer perguntas, enviar sugestões.
Seja muito bem-vindo (a)!

domingo, 14 de novembro de 2010

Médiuns, Como Estão? Para Onde Vão? (Agnaldo Paviani)

       Acabei de ler, da Sintonia Editora, escrito por Agnaldo Paviani, o livro: Médiuns, como estão? Para onde vão?
       Ele é composto de três partes: a primeira, com orientações aos médiuns e trabalhadores espíritas, fornecidas pelo Espírito José de Moraes a partir de perguntas elaboradas pelo autor; a segunda, também no estilo perguntas, com respostas orientadas pelo Espírito Pai Jacó, um Nego-velho desencarnado pela chibata e a terceira, com relatos de entrevistas realizadas com médiuns após seu desencarne, pelo Espírito José Lázaro, enfermeiro do Mundo Espiritual.
       Este é um daqueles livros que a gente começa a ler e não quer mais parar... E depois que termina, fica se sentindo só, procurando para ver se existem outros "parecidos".
       Mas não pense que é só alegria: não! Ele nos instiga, mexe com nossa curiosidade, mas também faz com que, a todo instante, interroguemos nossa consciência.
       Houve um momento em que eu me estressei e falei em voz alta: "puxa, será que ninguém consegue ser bem sucedido na tarefa de médium? Será que ninguém chega lá? Que coisa..." Para minha surpresa, nos dois relatos seguintes de Lázaro a situação melhorou um pouco. Ainda bem, já estava preocupada (comigo mesma, é claro).
       O texto toca de forma marcante em algumas questões primordiais para que não percamos nossa preciosa encarnação: pois são poucos os que aqui vem e dão conta do seu projeto reencarnatório. A maioria de nós se acomoda, se não faz o mal também não faz o bem, preferindo não sair da sua "zona de conforto". Aliás. ele fala no médium "desculpista" - aquele que sempre tem uma desculpa para não assumir compromissos com a casa e a causa espírita.
       Ficou muito bem realçada a ideia, ou diria, a base da doutrina espírita, de que nossa principal tarefa, nosso primeiro compromisso como encarnados, é realizarmos nossa reforma íntima, sermos bons, sernos pessoas do bem, todo o resto vem junto.
       O livro trabalha a questão dos preconceitos, do personalismo, do orgulho, falou dos médiuns de gabinete, que ficam aguardando que os Bons Espíritos cheguem até eles: imaginam que os Espíritos evoluídos estão no céu, mas devem procurá-los no inferno, pois é lá que eles costumam estar, ajudando os necessitados; é lá que também devemos procurar trabalho e experiência se queremos ter mérito...
       "Mama mia". Que livro!
       Se você é, ou pretende ser médium, digo mais, se você é, ou pretende ser humano, por favor: leia este livro, tente assimilar alguma coisa; tente não esquecer logo, leia novamente de vez em quando e ... coloque alguma coisa em prática. Tomei uma sacudidela e tanto, espero me manter acordada para alguns "detalhes". Desejo uma  sacudidela e tanto para você também!!!

Imagem Internet

2 comentários: