Aproxime-se Amigo/Amiga!

Este é um espaço para troca de ideias sobre a Doutrina Espírita.
Você poderá dar sua opinião, fazer perguntas, enviar sugestões.
Seja muito bem-vindo (a)!

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Ligando o Desconfiômetro!!!







      Richard Simonetti, em seu livro: Para rir e refletir, conta-nos de um pregador que "exaltava o perdão como virtude cristã essencial à nossa estabilidade íntima". 

       Esse mesmo pregador citava Mateus, 5:39, destacando que, se alguém nos bater na face direita, devemos também oferecer a esquerda. Ao terminar a leitura, um homem aproximou-se e deu-lhe um tapa. 
      Sentindo-se testado  e querendo ser um exemplo vivo daquilo que pregava, o pastor ofereceu a outra face, levando outro tapa.
        Você consegue imaginar o final da história?
        É claro que o pastou não se "aguentou" e reagiu à altura, com socos e pontapés!
       Questionado pelos fiéis, explicou que o Evangelho manda que ofereçamos a outra face a quem nos bate, mas não diz o que fazer depois...

        O que Simonetti quis, com esta história, foi despertar o nosso sentido de coerência e  bom senso.
       Jesus falava por parábolas. É necessário interpretar suas palavras. Não podemos seguí-las ao pé da letra. No caso em questão, a ideia é de que não devemos revidar o mal, situação que acarretaria um efeito cascata de males indesejáveis. Mais inconcebível, ainda, seria reagir com agressividade, gerando débitos desnecessários e dolorosos.
      Temos a tendência de pensar que sempre estamos certos, que sempre somos vítimas, que não tínhamos outra saída, que somos coitadinhos, injustiçados e perseguidos.
      Vemos o mundo de maneira egoísta sem nos darmos conta. Julgamos de acordo com nossos valores, sob nosso ângulo de visão e de acordo com nossos interesses. Por isso, concordo com Simonetti, quando ele sugere que liguemos o desconfiômetro! Quando alguém nos agride ou nos provoca, não o faz por acaso...

         E VOCÊ, O QUE PENSA?

Um comentário:

  1. Acho que isso tem muito a ver com a questão de humildade, simplicidade né...
    Vem muito dos antigos aquela história de "olho por olho e dente por dente" que na história do pastor, acontece como algumas vezes na atualidade também além da conta, de um reagir com brutalidade e o outro com mais ainda, mas isso tudo é muito complicado, a criação de cada um, nivel de evolução e estudo, mas sempre tentando, pra um dia chegarmos a elevação ideal de cada um né...
    Ótimo Blog, sempre que puder virei pra aprender mais...
    Obrigado

    ResponderExcluir